domingo, 22 de abril de 2012

Risoto de Pinhão e Cogumelo Portobello

Nossa, está difícil conseguir sentar e escrever ultimamente, ou estou muitocansada ou não dá tempo, mas sempre que dá eu dou um jeito né.

Adoro fazer risoto, sempre que dá eu faço, pois é prático rápido e super gostoso. Ha!  E não é nem um bicho de sete cabeças não viu, como tem muita gente que pensa, é só seguir direitinho a tecnica, que aliás eu ensino aqui que ele fica incrível. E tem outra coisa que eu amoooooooo: PINHÃO! Então resolvi juntar as duas paixões. E também porque eu tinha cozinhado um monte de pinhão e não estava dando conta, afinal pinhão engorda e não estou podendo me sentar na frente da tv e comer um montão de pinhão igual a eu fazia a uns 10 anos atrás quando eu era uma mocinha magrinha de 18 anos. Agora estou tendo que me cuidar. E nesse risoto juntei outra coisa que também gosto muito que foi o cogumelo fresco, usei o Portobello que é bem parecido (em formato) com o champignon, mas é mais escuro, de aroma e sabor mais fortes , mas você pode usar o que mais gostar, mas nada de colocar aqueles champignons em conserva que não tem gosto de nada.



Risoto de Pinhão e Cogumelo Portobello

1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz carnaroli ou outro arroz PARA risoto de sua preferência
1 cebola pequena picadinha
1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta à gosto
1 colher de manteiga normal ou  de ervas (alecrim e tomilho)*
3 colheres de parmesão ralado (de preferência para o ralado na hora)
11/2 litro de caldo de legumes bem quente
100g a 150 g de cogumelo Portobello ou outro fatiado
1/2 xícara de pinhão cozido, descascado e picado em rodelas grossas
 
* Logo coloco a receita da manteiga no blog, mas é só manteiga em temperatura ambiente e acrecida to tempero que você quiser (ervas, especiarias, ...), é sempre bom ter ela enroladinha em filme (tipo um bombom) no frizer para quando precisar.
 
Refogue o cogumelo com um pouco de manteiga e reserve. Nessa mesma panela, refogue a cebola, depois acrescente o arroz e refogue até ele ficar um pouco translúcido (transparente), junte o vinho mexa e deixe evaporar. Agora aos poucos e sempre mexendo vá adicionando o caldo, 1 ou 1/2 conchas médias por vez, quando secar o caldo adicionado, acrescente mais um pouco, e assim por diante e SEMPRE mexendo e não deixando grudar no fundo, quando estiver querendo começar a grudar adicione o caldo. Depois de uns 10 minutos vá sempre experimentando uns grãos para ver o ponto de cozimento do arroz, quando ele estiver quase al dente acrescente o pinhão e o cogumelo, pode colocar o caldinho que ele solta junto, mexa e deixe cozinhar mais um pouco. Finalize com a manteiga de ervas, que fica bem gostoso e rale na hora um queijo parmesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário