terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Patê de frango

Para quem não sabe já fui estudante de Ciências Biológicas e em 2006 fiz estágio no Aquário Marinho de Ubatuba e no Projeto Tamar também de Ubatuba no litoral de São Paulo, por isso, post de hoje vai para algumas pessoas com quem morei no alojamento de lá e que marcaram muito a minha vida, que são amigas para a vida toda. Estou falando da Larissa, que é a pessoa mais louca e doce ao mesmo tempo, que já conheci, Ingrid, Nathalia, Suzana, Aline (Baline), Ellie Anne e Débora  hoje não tenho muito contato com elas pois a distância impossibilita, mas sempre estarão no meu coração.

 Bom, foi nesses dois meses  em que trabalhei lá que comecei a fazer patê de atum, nunca comi tanto patê de atum com torrada quanto comi lá. Até já comia antes, mas lá a necessidade de uma coisa mais prática e rápida era maior, para ter mais tempo de ir a praia na nossa uma hora de intervalo do meio dia e para poder dormir uns minutinhos importantes a mais de manhã.

E hoje vou ensinar um patê rápido, fácil, gostoso e diferente do velho patê de atum, que costuma ser o mais prático e rápido. Pode ser usado no  sanduíche de cada dia ou usar um torradas e canapés. Mas ao invés de atum vou usar o frango.

A um tempo atrás resolvi comprar o peito de frango desfiado da Vapza, que é uma marca de produtos cozidos a vapor e embalados a vácuo, É uma marca bem legal e prática e tem uma linha bem grande de produtos e todos de ótima qualidade. Gente não estou fazendo marketing não viu, é que é um produto que eu uso no meu dia a dia. Esse peito de frango é bem molinho e suculento e ainda é bem molinho, deixando fácil de desfiar, a textura é praticamente igual a do atum sólido, então você só vai precisar amassar com o garfo se você for fazer esse patê. Mas pode ser usado em saladas, tortas ou onde você desejar.

Mas vou dar uma dica que descobri ano passado para ter um frango parecido com esse comprado, que apesar de bom é um pouco caro, cerca de 11,00 por 400g. E desse outro modo você também pode deixar o seu frango com mais sabor.

*Frango cozido na panela de pressão:
1 peito de frango, coxa ou sobre- coxa sem pele
Sal
Pimenta
Cebola
Alho
Bouquet garni ou alguma erva que você queira

Em uma panela de pressão coloque o frango junto coloque os outros ingredientes, cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos depois que a panela começar a chiar. Você pode fazer só com sal e água, mas os outros ingrediente, principalmente o bouquet garni acrescentam um sabor incrível ao frango.

Outra dica, o caldo que sobra no fim do cozimento do frango você pode usar para fazer outras coisas, um risoto, uma sopa  ou creme por exemplo.

Mas vamos ao patê de frango!! hehhe



Patê de frango



  
Para 7 colheres de patê

100g de frango cozido desfiado
3 colh (sopa) bem cheias de molho de maionese*
Cebolinha verde** picada
Um fio de azeite de oliva
A ponta de uma faca de páprica picante defumada ou pimenta (opcional)
* Use cream cheese para ter um recheio parecido com o do Subway que tem entre seus recheio o de frango defumado com cream cheese que é meu PREFERIDO
**Ervas que também podem ser usadas: salsa, alecrim, tomilho ou orégano (fresco ou seco)

E é só misturar tudo.

Eu ralo uma cenoura, beterraba e fatio um pepino japonês, junto umas folhas de alface, sal e um fio de azeite. Ai é só colocar tudo no pão a sua escolha com o patê.
E e só mandar ver no sanduba!!

Olha o meu!!!


 Ficou uma delicia, com um fio de azeite na salada e um copo de suco de manga geladíssimo!
  

6 comentários:

  1. Adoreiiii, e pior que estou aqui morrendo de fome e vendo isso! rs
    Foi muito bom fazer parte dessa história no Projeto Tamar, acho que fomos sortudas nas pessoas escolhidas para estarem juntas naquele um mês de estágio. Ellie faz parte da minha vida sempre, até hoje... e Débora sua atual companheira de apartamento e vida compatilhou comigo bons momentos em Curitiba e no Rio. Ingrid, a enrolada mais engraçada que já vi, mora do meu lado é a que menos consigo ver! Só encontro por acaso nas coincidências da vida. Larissa também passou bons momentos no Rio, onde nos divertimos bastate! Natalia... perdi contato. E Bruninha, consegui rever depois de muitos anos em Floripa ano passado, de Bruninha não tem mais nada, se tornou um mulher dedicada ao que faz, madura e de sucesso! Fico orgulhosa de ver que aquele patê de atum se tornou nessa magnífica receita e ver que hoje é feliz fazendo o que faz! Um bióloa chef!
    Parabéns Bruna... e todas vcs moram no meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Gente, me emocionei com o post, pois como eu já imaginava, seria uma receita de amor e saudade, e confirmei lendo tudo isto aqui. Bru, assim como a Su, também tenho muito orgulho de você, do seu trabalho, do sucesso que você se tornou sendo apaixonada pelo que faz, uma bióloga-chef! De fato, você misturou duas paixões que eu também tenho, a natureza e a cozinha, e acho a combinação irresistível, só coisas boas, assim como nossa experiência no Tamar.
    Pra mim, o melhor do Tamar foi mesmo a experiência de ter encontrado vocês, vivido, morado com vocês, foi incrível e me deixa com muitas, muitas saudades. Parece que é um tempo que não quer me deixar, parece o mundo do Peter Pan, eu sempre quero voltar pra lá. É sempre mágico relembrar (mesmo com a loucura do dia a dia que vivíamos lá).
    Adoro todos vocês (todos, pois temos que nos lembrar dos meninos - poucos - que passaram por nosso caminho no estágio), e fico na eterna vontade de reunir todos num encontro inesquecível e que queria manter vivo pra sempre... muitas, muitas saudades mesmo. Queria ter algumas de vocês perto de mim pra sempre!!!
    PS: Su, não posso ser a que menos vê, ainda que demore a gente ainda se esbarra por aí, e o resto do povo mora super longe, poxa, fala sério... rs. Além disso você disse que perdeu o contato com a Nath, viu, eu não sou a mais sumida da sua vida... rs. Por falar em Nath, agora temos uma ligação mais do que especial, a Kalooa, minha calopsita (nome em homenagem ao Akalooa e aos bons momentos de Ubatuba), me foi doada pela Nath antes dela ir morar em Curitiba e virou minha super companheira e motivo de alegria e super lembranças dos tempos do Tamar e Aquário...
    Enfim, queria ter dinheiro pra viver visitando os amigos, mas infelizmente ainda não enriqueci, rsrs, mas quem quiser e puder, venha me ver! Infelizmente não pude ver a Lari (que também é enrolada como eu!), pq sempre marcava em datas que ou eu estava trabalhando ou viajando, realmente tivemos azar nos encontros, sofri com isso... =S

    Beijos a todas, e ainda acredito, mesmo sendo difícíl, na possibilidade do reencontro.

    Amo vocês,
    Beijos,
    Ingrid.

    PS 2: vou fazer o patê!!! (e lembrar suuuuper de você!) =D

    ResponderExcluir
  3. HEhehehe Ingrid, morro de rir contigo, nessas horas que me dá ais saudade! Não esqueço de ninguém, só que se fosse citar todos... coitado fo blog! E o Maurão??? hehe
    Realmente, é a nossa terra do nunca! rs
    Bruninha, estou aqui vendo uma receita legal para fazer p/ meu amor! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Su! Se fosse citar todo mundo...
      Todos de lá foram muito especiais.
      Nossa o Maurão!!! Gente, depois que tu lembrou dele fiquei lembrando das pegadinhas que ele fazia com os estagiários. Uma figuraça ele. Nossa que saudade que deu.
      Para fazer em um jantar a dois é legal o risoto de filé com shitake (ou outro cogumelo fresco, menos o shimeji). E para sobremesa o brownie ou um mousse de chocolate que é bem fácil. A receita é essa:
      Mousse de chocolate:

      250 g de chocolate meio amargo ou amargo

      3 ovos

      3 colheres (sopa) de açúcar

      1 caixa de creme de leite

      Modo de Preparo


      Em uma batedeira bata bem as gemas e em seguida adicione o açúcar. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione à batedeira, incorporando na seqüência o creme de leite. Reserve em um recipiente e utilize a batedeira para bater as claras em neve (coloque uma pitada de sal). Coloque as claras em neve no recipiente e misture cuidadosamente. Despeje o mousse na tigela que desejar e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.
      *Dá para colocar uma camada de morango dentro.

      Beijos Sú e boa refeição com teu amor!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Haaa, se alguém lembrar de alguma receita ou prato que lembre o Maurão me mandem para eu publicar!!

      Excluir