A melhor sobremesa da minha vida
Já estava com saudade do blog! Inclusive peço desculpa por andar sumida, mas é que ando estudando para o vestibular e espero que esse ano eu passe.
Como conheci a receita de hoje: É um bolo montado com crepes (panquecas). Na época que eu fazia o curso de gastronomia fizemos esta sobremesa e desde lá nunca comi outra sobremesa mais gostosa do que aquela. É com certeza a sobremesa ideal para o meu paladar para doces. Ela não é muito doce e um pouquinho azedinha. Gostei tanto que que quando folhando um livro de gastronomia da escola francesa Le Cordon Bleu em uma livraria vi a receita não pensei duas vezes e comprei (claro que o livro tinha muitas outras coisas boas também).
Fazer esse bolo/torta pode ser ainda divertido, já que fazer panquecas é muito legal e dá até para fazer com as crianças (sempre supervisionando, claro!).
Outra coisa é que ele sai do tradicional, massa, chocolate, doçura extrema.
A mistura do creme de damasco, laranja e creme combinam perfeitamente.
DELICIOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Ha!! E tem um grand finale na hora de servir que vai surpreender seu convidados!
Le Cordon Bleu
Orange Crêpe Gateaux
Adaptado do livro Sobremesas e suas técnicas
Le Cordon Bleu
Ingredientes:
Massa de crepe:
100g de farinha de trigo
4 ovos
70g de açúcar
1 pitada de sal
200ml de leite
100g de creme de leite
1 colher de manteiga derretida
Creme de laranja:
200ml de creme de leite fresco
20g de açúcar
Raspas de 1/2 laranja
1 colheres de Cointreau (licor de laranja)
Creme de damasco:
200g de damasco
3 colheres de açúcar
Suco de 1 limão
Água o quanto baste
Outros ingredientes:
4 laranjas
1 dose de Cointreau
Como fazer:
Massa do crepe:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea.
Eu poderia explicar como fritar a massa do crepe, mas achei mais fácil e didático postar o link de um Vídeo do Youtube onde mostra de uma maneira fácil, objetiva e fofa (adorei a descrição dos ingredientes) como fazer. MAS ATENÇÃO! No vídeo a receita é outra, só o modo de fritar que é o mesmo.
Creme de laranja:
Bata o creme de leite e o açúcar até ponto de chantilli, mas antes de chegar ao ponto acrescente as raspas de laranja, depois e pronto misture delicadamente o licor.
Creme de damasco:
Coloque os damascos, açúcar, o suco de limão e água até ficar dois dedos acima de tudo e deixe cozinhando até o damasco ficar macio, se precisar acrescente mais água (é preciso que fique um caldo). Depois de macio bata no liquidificador ou processador. Tem que ficar com uma textura de uma geléia mais molinha.
Laranjas:
Descasque as laranjas sem a parte branca e tire seus gomos sem a película transparente. Aqui tem um vídeo explicando direitinho como fazer.
Montagem:
*Reservar alguns gomos de laranja e crepes para a decoração
Forrar uma forma redonda de fundo falso de 12 cm com filme de PVC deixando excesso para fora da forma para cobrir a torta no final. Forre a forma com uma camada de crepe deixando suas bordas para fora da forma.
Coloque uma camada de creme de damasco e alguns gomos de laranja e por cima uma camada de creme de laranja. Coloque mais uma camada de crepe (não precisa mais deixar bordas sobrando) e uma camada de creme de damasco, laranjas e creme de laranja. Vá repetindo o procedimento e termine com creme de laranja e feche com as bordas de crepe que estavam fora da forma e depois feche com o filme excedente. Gele por 2 a 3 horas.
Volte para a panela como o que sobrou do creme de damasco e faça uma calda mais rala e se precisar acrescente mais açúcar. Deixe esfriar.
Desenforme o gateaux em um prato bonito, jogue parte da calda de damasco por cima e com o restante pincele ou banhe os crepes restantes de disponha-os sobre a torta de forma bonita e junte os gomos de laranja reservados.
Grand Finale:
Ao servir despeje uma dose de Cointreau por cima e flambe!!!
Dica: Deixe o ambiente a meia luz para verem melhor as chamas!
Beijooooooosss
E me esperem que a qualquer momento eu volto com alguma coisa deliciosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário