quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ketchup caseiro


Meu queijo quente não é a mesma coisa sem o ketchup, e tem muita gente que não vive sem ele, coloca em praticamente tudo que come e faz misturas muitas vezes questionáveis (se bem que gosto não se discute né), vai bem com nuget, petiscos, batata frita, cachorro quente e por ai vai.
Mas além de um bom ketchup ser caro, você tem um produto com conservantes, corantes, ingredientes nem sempre de boa qualidade,  fora que fazer o seu próprio molho pode ser mais barato, fácil de fazer e mais saudável.

Sempre o que é feito por você dá mais prazer, adoro poder substituir produtos industrializados pelos que eu mesma fiz, como geléia, até manteiga fiz esses dia e com certeza ficou muito melhor que a comprada, mas como fiz pouca quantidade vou deixar para postar a manteiga outra hora, e você sempre pode dar seu toque especial, nem sempre vai ficar bom, mas não desanime.

Essa receita que fiz é  adaptada do livro da Darina Allen que encontrei no blog La Cucinetta, onde sempre encontro receitas ótimas. Essa foi testada e aprovada, inclusive pelo Paulo, meu namorado, mas ainda quero testar outras como a do Jamie Oliver, que não fiz porque não tinha todos os ingredientes, mas que deve ser ótimo.

Não ficou tão vermelhinho quanto eu queria, mas de sabor ficou ótimo.



Ketchup caseiro

750g de tomate maduro sem pele* e picado (fresco ou em lata)
250g de aparas de maçã picadas (sem a casca e miolo)
250g de cebolas picadas

1 xic. vinagre de sidra (usei o branco normal)
1 xic. + 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico (usei mascavo)

1/2 colh. (sopa) sal
3 cravos
Para quem quiser a versão picante:
1/8 colh. (chá) pimenta caiena
3 grãos de pimenta-do-reino


*Para tirar a pele do tomate você pode espetá-lo em um garfo e passar na chama do fogão, até ficar tostadinho, depois é só retirar a pele que sai facilmente e ainda deixa um leve sabor defumadinho


Refogue a cebola e coloque o resto dos ingredientes, um pouco de água e deixe cozinhar,  mexendo de vez em quando para que não grude no fundo, até que esteja em consistência de ketchup. Bata tudo no liquidificador até ficar bem lisinho. Se necessário volte à panela para apurar mais até ter a consistência desejada, lembrando que depois de frio ele engrosse um pouco.
Guarde em vidros esterilizados bem fechados.

3 grão de pimenta-da-jamaica

Nenhum comentário:

Postar um comentário