terça-feira, 12 de junho de 2012

Escalopes de filé mignon com molho gorgonzola e risoto de palmito

Gente, entrei no blog e vi que as outras receitas não tinham sido postadas, deixei em postagem programada e fui viajar. Mas enfim dia dos namorados é hoje e ainda dá tempo né.

Por isso vou colocar a segunda opção de prato principal e  logo em seguida a sobremesa



Escalopes de filé mignon com molho gorgonzola e risoto de palmito


Para os escalopes:
4 a 6 escalopes de filé mignon (ou podem ser dois tornedores)
Sal
Pimenta
Óleo ou manteiga clarificada (que é o ideal), aqui você pode encontrar um vídeo que ensina como fazer para clarificar a manteiga

Para o molho:
150g de gorgonzola
1/2 copo de vinho branco
1 caixa de creme de leite
Sal (se necessário já que o queijo é bem salgado)
Pimenta à gosto

Risoto de palmito:
1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz carnaroli ou outro arroz PARA risoto de sua preferência
1 cebola pequena picadinha
1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta à gosto
1 1/2 colher de manteiga

3 colheres de parmesão ralado (de preferência para o ralado na hora)
1 1/2 litro de caldo de legumes bem quente
1 vidro de palmito picado.

Como fazer:

Escalopes:

Aqueça bem um frigideira de fundo grosso e mais alta (você vai fazer o molho na mesma frigideira), coloque um pouco de óleo ou manteiga clarificada. Coloque os escalopes temperados na frigideira. Deixe selar de um lado para depois virar e selar o outro lado, esse processo faz com que o sumo permaneça dentro da carne, deixando macia e suculenta. Importante não deixar queimar os resíduos de carne no fundo da frigideira. Reserve

Molho:

Na mesma frigideira usada para a carne, usando os resíduos que ficaram do preparo dos escalopes, com a frigideira ainda quente, coloque o vinho e solte do fundo esses resíduos que  ficaram, ele contem muito sabor e deixarão o molho ainda mais gostoso. Acrescente o creme de leite o gorgonzola esmigalhado, deixe derreter o queijo e está pronto.

Risoto:
 Refogue a cebola, depois acrescente o arroz e refogue até ele ficar um pouco translúcido (transparente), junte o vinho mexa e deixe evaporar. Agora aos poucos e sempre mexendo vá adicionando o caldo, 1 ou 1/2 conchas médias por vez, quando secar o caldo adicionado, acrescente mais um pouco, e assim por diante e SEMPRE mexendo e não deixando grudar no fundo, quando estiver querendo começar a grudar adicione o caldo. Depois de uns 10 minutos vá sempre experimentando uns grãos para ver o ponto de cozimento do arroz, se o palmito estiver um pouco duro acrescente ele já quando começar a colocar o caldo, se não, coloque só quando o arroz estiver quase al dente. Para finalizar acrescente manteiga e parmesão ralado.

Não esqueça de fazer a apresentação do prato bem bonita para inpressionar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário