Se tem uma coisa que eu adoro é cheirinho de pão quentinho saindo do forno. E sempre quando dá ou bate aquela vontade eu faço em casa. É muito bom o processo de fazer o pão, de sovar a massa, ver ela crescer, poder brincar com as formas e sabores, e depois disso tudo, dessa espera deliciosa e perfumada, vem o sacrifício de poder comer ele recém saído do forno só com uma manteiguinha por cima, haaa é bom de mais. Fora que você deixa de comer aquele monte de porcarias que colocam no pão industrializado né!
Sempre fico navegando pela internet nos meu blogs favoritos ou livros procurando receitas novas para testar. E nessa andança achei essa receita do blog La cucinetta, onde por sinal me inspiro bastante,mas dei algumas alteradas.
Esse pão tem um sabor bem marcante, combina com sabores mais pronunciados como queijos, picles e linguiça.
Use uma cerveja de qualidade, pois o aroma e sabor dela ficam bem declarados.
Pão de centeio, cerveja e alcaravia
15g fermento ativo fresco
4 colh. (sopa) água
1 colh. (sopa) melado de cana
1 colh. (sopa) óleo vegetal
1 colh. (sopa) sementes de alcaravia / kummel
2 colh. (chá) sal
1 xíc. cerveja tipo Bock*
250g farinha de centeio
175g farinha de trigo
1 clara de ovo para pincelar
4 colh. (sopa) água
1 colh. (sopa) melado de cana
1 colh. (sopa) óleo vegetal
1 colh. (sopa) sementes de alcaravia / kummel
2 colh. (chá) sal
1 xíc. cerveja tipo Bock*
250g farinha de centeio
175g farinha de trigo
1 clara de ovo para pincelar
*Usei a cerveja Weizenbock da blumenauense Einsbahn, possui aroma frutado e de especiarias, baixo amargor, com notas de torrefação, banana e cravo.
Dissolva o fermento na água e deixe descansar por 5 minutos. Junte o melado, o óleo, 2/3 das sementes de alcaravia e o sal e misture. Junte a cerveja e em seguida a farinha de centeio. Misture bem com a mão.
Adicione a farinha de trigo, 60g por vez, misturando bem a cada adição. A massa deve ficar macia e ainda ligeiramente pegajosa.
Vire a massa sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada e sove por uns 10 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica.
Forme uma bola e coloque em uma tigela grande untada com um fio de óleo. Gire a bola na tigela, para recobri-la de uma fina película de óleo. Cubra com um pano e deixe fermentar por 1h30-2h, até que a massa dobre de volume.
Polvilhe farinha ou fubá numa assadeira. Coloque a massa na bancada ligeiramente enfarinhada e sove novamente por uns 20 segundos. Forme uma bola novamente e deixe descansar por 5 minutos.
Abra a massa com as mãos em forma oval, de uns 25cm de comprimento. Role-a como um rocambole, pressionando bem as extremidades para selar bem a massa e afinar as pontas. Coloque o pão na assadeira, cubra com um pano e deixe fermentar novamente por 45 minutos, até que dobre de volume. Enquanto isso, aqueça o forno a 190ºC.
Pincele o pão com a clara de ovo. Polvilhe as sementes de alcaravia reservadas e faça 3-4 cortes diagonais no pão. Leve-o ao forno por 50-55 minutos, até que esteja dourado-escuro e emita um som oco quando você bater na parte de baixo com os nós dos dedos. Deixe esfriar em cima de uma grade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário